Nos últimos meses as plataformas de transmissão tiveram um grande shift nos jogos mais assistidos e no conteúdo que está sendo gerado. E não é como se tenha tido algum grande lançamento ou algo assim. 

Quem acessou a Twitch ou o FB gaming nos últimos tempos deve ter notado 2 jogos coloridos e simples no topo das transmissões mais assistidas, Fall Guys (Fev. 2020) e Among Us (Jul. 2018), podemos traduzir como "A ponte do rio que cai" e "A cidade dorme no espaço" respectivamente. 

Mas o que esses jogos que são simples, até demais quando comparados aos jogos mais tradicionais que dominam a plataforma como League of Legends, Valorant e CSGO, tem de tão atrativo para ganhar o coração e as horas assistidas de tantos usuários? 

Para quem viu as lives desses jogos, além das cores vibrantes e jogabilidade simples, notou que tinha outro fator consistente, a colaboração entre streamers. Os criadores de conteúdo estavam jogando todos juntos nas mesmas partidas e interagindo tanto com seu próprio público quanto com o público de outros chats.  

Ou seja, assistir uma live de Fall Guys ou Among Us, é basicamente assistir 4 ou mais lives ao mesmo tempo, já que seus criadores favoritos estão juntos. Isso também pode ser um reflexo da quarentena extendia na qual todos vivemos, a interação entre streamers é como se fosse uma roda de amigos conversando e jogando juntos. 

Mas é claro que não podemos esquecer o fator de que as vendas desses jogos aumentaram exponencialmente, principalmente em Among Us, que havia sido lançado em 2018 e só teve notoriedade agora. 

Apenas pelo fato de ambos os jogos serem extremamente fáceis de jogar pela primeira vez, porém difíceis de masterizar e cada partida ser muito rápida, durando entre 8 e 15 minutos, faz com que o jogo seja um alivio para o jogador que está cansado de estudar mecânicas, builds, rotas e tudo que torna os jogos que mais vemos na plataforma, de certa forma estressantes. 

Claro que aquece meu coração de Indie hero em ver dois jogos pequenos fazerem esse barulho todo nas plataformas, mas não posso negar que são movimentos isolados e não posso afirmar com certeza que jogos assim continuarão a fazer sucesso nas plataformas, enquanto isso vou atrás de mais coroas em Fall Guys.